Vou aproveitar que fiz o upgrade de memória de 16K para 48K no nosso TK85 e compartilhar aqui no BLOG.
A placa do TK85 vem configurada por DFAULT com 16K. Isso quer dizer que os JUMPERS de configuração mostrados na foto acima vem com as TRILHAS configuradas para 16K e o usuário não precisa fazer nada.
A alteração desta configuração é relativamente simples mas precisa ser realizada com atenção.
Os materiais necessários são:
- 8 X 4164 ou equivalente (DRAM de 64K x 1 bit)
- Pedaços de fio ou terminais sobras de componentes para os jumpers
- Solda e ferro de solda
Primeiramente vamos demonstrar a capacidade atual de memória de nosso TK85.
Basta digitar a linha abaixo conforme a foto.
O resultado abaixo demonstra que temos 16K de memória.
Primeiro passo é retirar as 8x 4116 dos soquetes para inserir as 8x 4164.
Um dos grandes problemas é : Como testar as memórias 4164? Para resolver este problema montei um testador com base no ARDUINO que faz leitura e escrita nas memórias e se encontrar algum problema uma mensagem de erro é apresentada.
Clique no LINK para baixar o esquema, sketch para montar este testador simples e eficiente. Abaixo a foto mostrando o SKETCH.
Com as 8x 4164 testadas basta inserir com cuidado nos soquetes torneados.
Agora vamos fazer a configuração dos JUMPERS, J1, J2/3.
Na foto acima está a instrução de configuração do JP1, que fornece o sinal apropriado ao pino 9 da DRAM 4164 (+5V para a 4116 ou A7 para a 4164). Para isso deve-se cortar com um estilete a trilha superior e inserir um JUMPER na parte inferior conforme a foto.
Conforme foto acima, a configuração do JP2(J5) deve-se cortar a trilha da direita e colocar JUMPER nos pontos 1 e 3 (Esquerda). Com isso alteramos a alimentação dos -12V para as 4116 para fornecer +5V para as 4164.
O JP3 que fica a direita do JP2 não precisa ser alterado pois configura a tensão de -5V do pino da 4116 que na 4164 é N.C. portanto não precisamos fazer nenhuma alteração.
Abaixo segue uma figura IMPORTANTE que mostra como é a configuração dos capacitores de desacoplamento das memórias.
Como a configuração de JP1 "TRANSFORMA" a linha de +5V das 4116 em linha de dados A7 para a 4164, todos os capacitores de desacoplamento do +5V devem ser retirados caso contrário o TK85 não vai funcionar devida a interferência na linha A7. Os demais capacitores permanecem.
ESSA CONFIGURAÇÃO É MUITO IMPORTANTE POIS O TK85 NÃO IRÁ FUNCIONAR, APARECE NO MÁXIMO UMA TELA BRANCA RÁPIDA E APAGA!
Para finalizar, conecte o teclado, ligue o TK85.Para testar a nova RAM, digite PRINT PEEK 16389, o que deverá resultar em 255 se os 48Kb estiverem disponíveis.
Com esse teste confirmamos que os 48K estão funcionando!
INSTALAÇÃO E TESTE FINALIZADOS!!!
Até o próximo POST!!!!
Olá a todos. Há quase 40 anos atrás, com a ajuda de um amigo que encontrou algumas portas lógicas nao utilizadas na placa do TK85 eu desenvolvi um projeto de redifinação de caracteres com apenas 2 fios aparentes na parte superios da placa mae ou por baixo sem nenhum, se o emilio quiser ou alguem se interessar posso mandas as imagens pro emilio ou postar aqui
Amigo! Achei fantástica sua ideia de como testar essas memórias usando o Arduíno!!! Me interessei muito! Mas não entendi sobre como usar exatamente esse testador. As mensagens de erro são exibidas onde?? O seu circuito dá pra ligar uma tela, tv ou algo assim no arduíno? Como se inicia o teste? Quanto tempo dura o teste de cada memória? Não entendi como usar o dispositivo de teste. Voce pode falar mais sobre ele?? Muito obrigado!
Bom dia!
Estou com uma dúvida quantos aos capacitores de desacoplamento. No esquema conto 8 (setas verdes) mas na foto apenas 7 (incluindo o eletrolítico).
Qual deve ser seguido.
Grato pela atenção.
Muito legal, Emilio!
Obrigado por compartilhar.
Muito bom mesmo!!!!!!