O NESTOR foi um projeto de microcomputador didático baseado no microprocessador Z-80 (Zilog) na década de 80. O artigo foi publicado na revista Nova Eletrônica nas edições n°84,85 e 86.
Este é um micro feito para montar e aprender a "mexer" com os computadores. Além disso era um dos modelos mais baratos já projetados no Brasil.
Particularmente eu gostava muito de eletrônica digital nessa época e nem preciso dizer que fiquei fascinado com esse projeto.
Só que era um projeto muito longe da realidade para os hobbystas em eletrônica naquela época.
Eu mesmo só consegui iniciar a confecção da placa 5 anos depois, em 1989, de forma manual! Sim com caneta! E demorei vários dias para desenhar pois fazia somente nas horas vagas!
O resultado ficou longe do NESTOR da capa da revista mas 100% funcional!
Desde então eu prometi que um dia faria um substituo à altura do NESTOR da capa da Nova Eletrônica.
Tive apenas que adaptar novas teclas para o teclado pois o modelo original já não existia mais! Aliás era de péssima qualidade, internamente o contato era realizado por um par de molas, um na parte superior e outra na inferior da tecla. Muito mau contato!
Detalhe da máscara descrevendo os subsistemas do NESTOR.
O resultado não poderia ser melhor!
Na época uma empresa chegou a comercializar o kit, A RIFRAN eletrônica.
Esquema elétrico da RIFRAN que comercializava o NESTOR. Raridade!
Boa noite! Meu nome é Willian, também quero montar um computador didático como esse, porém, numa placa padrão, já fui em tudo que é sebo aqui da minha cidade, mas não acho essas edições da Nova Eletrônica. Estou assistindo vários vídeos sobre computadores didáticos com z80 e alguns parece que é possível programar em linguagem Basic também. Agradeço se você, que já montou o Nestor, puder atualizar esse artigo acrescentando mais informações, se o Nestor roda Basic ou se é só Assembly, como ele funciona, etc... o que é possível programar, que recursos ele tem, etc... Grande abraço!