top of page
  • Foto do escritorEmilio

PROJETO #7 : TK85 - Microdigital - Último projeto de 2019

Atualizado: 12 de mai. de 2023


TK85 da Microdigital

Para fechar o ano de 2019 escolhi um projeto desafiador e saudosista, o TK85 da Microdigital. Este foi realmente meu primeiro computador que ganhei do meu saudoso Pai e que através deste projeto possibilitará que os amantes e hobistas deste micro possam montar suas próprias unidades.


Seguindo a linha dos outros projetos, o intuito é disponibilizar o PCB que é a peça crítica para montar qualquer modelo. O restante das peças é de fácil aquisição e poderá ser adquirida aos poucos ou totalmente no nosso mercado eletrônico de acordo com a disponibilidade de cada um.



Foto da placa do meu TK85


A placa de circuitos impresso do TK85 é bem complexo e levei exatos 9 dias de muito trabalho para rotear todas as trilhas no software.



Esquema impresso em A2

Com um esquema impresso em A2, caneta marca texto e muita paciência, fiz o roteamento e conferência de todo o esquema elétrico com a placa.



Layout finalizado

Após o terminar o Layout serão mais 2x conferências completas.



Alguns componentes foram retirados

Para que a roteirização fosse fiel a placa original, alguns componentes precisaram ser retirados como: Modulador de RF, dissipador do regulador e memória RAM.



Layout finalizado

Assim ficou o resultado final. O intuito foi deixar o layout fiel ao original mas algumas adaptações foram necessárias para que o protótipo ficasse funcional devido a impossibilidade em adquirir alguns componentes:


- Modulador de RF - foi implementado na própria placa um MOD VÍDEO. Mas caso alguém encontre um original, o mesmo poderá ser utilizado. O MOD VIDEO utilizado é um projeto do Daniel Viana e os detalhes podem ser acessados neste LINK. O excelente trabalho do Daniel facilitou a implementação sendo desnecessário desenvolver qualquer circuito. Já utilizava este MOD VIDEO no meu TK85. Assim também foi feito no projeto do TK83 e mencionado no manual de montagem.


- ROM 9464B - esse componente foi substituído pela EPROM 2764 pois simplesmente não existe para compra.



Teste com a EPROM 2764


Foto de uma etapa importante do projeto, após fazer a leitura da ROM original, uma imagem foi gravada na EPROM 2764 e depois foi conectada a placa do TK85 para realizar todos os teste. Assim também foi feito com a EPROM 2716. Assim temos as imagens prontas!


Os arquivos GERBER's já foram enviados e em breve apresentaremos aqui no BLOG.


A montagem da placa deve ser orientada pela máscara de rede e esquema elétrico, e estão disponíveis para DOWNLOAD junto com o PARTS LIST. Clique no link abaixo.



Hoje dia 16/12/19 recebi a PCB do TK85.



PCB do TK85 pronto para montagem


PCB do TK85

PCB do TK85

A montagem deve ser iniciada pelos componentes passivos: Resistores, capacitores, transistores, etc.



Início da montagem

Seguir as indicações dos componentes pela máscara e pelo esquema elétrico.



Detalhe da máscara dos componentes

Próximo passo é soldar os soquetes, essa foi a opção que eu escolhi, e estou utilizando os soquetes torneados.



Detalhe da montagem dos soquetes

Abaixo temos a placa após soldagem de todos os componentes.



Placa após finalização das soldagens

Abaixo a placa completa! Adaptei até um ventilador para o dissipador! Próximo passo é realizar os testes com Power-on!



Placa do TK85 está pronta!


NOTA IMPORTANTE: No local de R67 e R75, instalar um JUMPER, pode ser um pedaço de terminal que sobra de algum componente! Basta "curto-circuitar"!



3.890 visualizações37 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page